Balenciaga

Balenciaga

27/07/2022 Por Etiqueta de Luxo 0

Quase todo mundo conhece a marca  Balenciaga . Cardi B até canta sobre a marca em sua música popular ‘I like it’. Ela canta “Eu gosto dessas Balenciagas. Aquelas que parecem meias.” Onde ela se refere aos Speed ​​Sneakers da Balenciaga. Mas de onde veio essa marca?

Christopher Balenciaga

O mestre por trás da Balenciaga é Cristóbal Balenciaga. Nasceu em 1895 na Espanha. Em 1917 ele abriu sua primeira casa de alta costura chamada ‘Eisa’, que era a abreviação do nome de solteira de sua mãe. Por causa da guerra civil ele teve que se mudar para Paris, onde abriu uma nova loja em 1937. Aqui nasceu a marca Balenciaga. A apresentação da primeira coleção foi um grande sucesso de imprensa e compradores.

Nos anos 50 e 60 a Balenciaga era conhecida por suas formas grandes e inusitadas. Ao contrário de outros designers, ele usou linhas fluidas, ombros largos e grandes volumes. Com a usabilidade, precisão e fascínio de suas roupas, ele conquistou um lugar na moda da época. A Balenciaga era conhecida pelo casaco Cocoon, pela saia Balloon e pelo vestido Sack. Cristóbal não começou um design com esboços como a maioria dos outros designers. Ele começou com o tecido imediatamente e criou roupas assim.

Em 1960, Balenciaga desenhou o vestido de noiva para Fabiola De Mora Y Aragón quando ela se casou com o rei Baudouin I da Bélgica.

Depois desses anos de sucesso veio um período mais tranquilo e Cristóbal Balenciaga faleceu em 1972. Por alguns anos nada aconteceu até que o Grupo Bogart ganhou a propriedade da Balenciaga House em 1986. Eles contrataram Michel Goma como diretor criativo. Ele criou uma coleção colorida de prêt-à-porter chamada Le Dix.

Josefo Thimister

Em 1992, Josephus Thimister, que você pode ver abaixo, tornou-se diretor de criação e elevou o status da Balenciaga a high-end. Mesmo assim, ele arruinou sua carreira na Balenciaga com um desfile em 1997, onde o público saiu.

Nicolas Ghesquiere

Seu acompanhamento foi Nicolas Ghesquière, que foi diretor criativo entre 1997-2012. Ele é conhecido por criar a bolsa ‘IT’ Lariat, as botas gladiadoras e estampas hiperflorais. Durante seu tempo na Balenciaga, ele realmente se colocou no mapa como designer. Durante este período de tempo o Grupo de Luxo Global Kering adquire a Balenciaga House.

No período entre 2012-2015 Alexander Wang foi o diretor criativo. Ele deu à marca um toque muito americano e jovem. Ele trouxe de volta muitas das silhuetas tradicionais com as formas grandes e inusitadas.

Atualmente Demna Gvasalia

Atualmente Demna Gvasalia é a diretora criativa. Ele misturou a abordagem vanguardista da Balenciaga e sua afinidade com o streetwear confortável e criou roupas oversized, volumosas, lúdicas e funcionais. Sua missão é “Roupas de luxo para serem usadas, não bolas de naftalina; produto que é desejável sem perder sua integridade como algo prático.”

É também assim que conhecemos a Balenciaga hoje em dia. Grandes camisetas oversized, sapatos volumosos (tênis Triple S) e cordas estilo quimono. Mal podemos esperar para ver o que esta marca fará nos próximos anos.