Chanel
Como surgiu a marca de luxo Chanel?
Quando você pensa em Chanel , você pensa em uma marca elegante, glamourosa e sofisticada. Moda, cosméticos, fragrâncias, joias, a Chanel conquistou o mundo com produtos de alta qualidade.
Mas você sabe como surgiu essa marca luxuosa? Oficialmente, a ‘House of Chanel’ foi fundada em 1909. No entanto, a história da marca Chanel começou em 1883, quando Gabrielle “Coco” Chanel nasceu.
Juventude de Coco
Hoje, 50 anos após sua morte, Coco Chanel ainda é considerada uma das estilistas mais revolucionárias dos anos 1900. E embora a Chanel seja conhecida como uma marca de luxo agora, a vida de Coco não começou assim. Sua mãe morreu prematuramente e seu pai a abandonou, ambos antes dos 18 anos. Ela foi colocada em um orfanato chamado “ As Irmãs do Sagrado Coração ”, em Aubazine, França, aqui ela foi criada por freiras, sem nenhum luxo e cercada por uma mulher que se vestia estritamente com roupas simples de preto e branco. Mesmo que sua vida não tenha começado bem, isso é exatamente o que acabou se tornando a inspiração por trás de sua moda (futura). Depois de deixar o orfanato, ela teve uma curta carreira como cantora. Ela trabalhava em um café onde ocasionalmente se apresentava.
Curiosidade: há rumores de que seu apelido icônico “Coco” vem de uma música que ela costumava cantar chamada “Qui qu’a vu Coco?”
O início da Chanel
Por volta dos 18 anos, Coco se interessou por moda. Tudo começou realmente em 1909. Na época, ela era amante de um empresário chamado Étienne Balsan, que lhe deu o apoio financeiro que ela precisava para abrir uma chapelaria em Paris. Outro homem, um dos amigos mais ricos de Étienne Balsan, chamado Arthur Capel, também é conhecido por ter tido uma enorme influência no início do empreendimento de moda de Coco Chanel. Eventualmente, ela abriu mais lojas, onde também começou a fazer roupas. A Maison Chanel nasceu oficialmente. Coco disse uma vez ao autor Paul Morand que seu primeiro gosto de ‘sucesso na roupa’ veio de um vestido que ela fez com uma camisa velha. Muitas pessoas perguntaram aqui onde ela comprou o vestido, e a resposta dela foi a oferta de fazer o mesmo vestido para elas.
“Minha fortuna foi construída com aquela camisa velha que vesti porque estava frio em Deauville.” – Gabrielle “Coco” Chanel.
Os designs de Coco sempre foram simples, mas elegantes. Ela focou no gosto feminino pela elegância, com blusas, ternos, calças e vestidos, mantendo o foco na simplicidade. Além disso, ela usou muitas cores como azul marinho e cinza, que eram consideradas mais masculinas na época. Tudo isso tornou Coco Chanel diferente de todos os outros estilistas do século 19 , já que essa era uma época cheia de roupas luxuosas, exageradas e constritivas.
Ascensão em popularidade e os produtos icônicos
A década de 1920 tornou-se muito importante para o sucesso da The House of Chanel. Coco Chanel tornou-se um verdadeiro ícone de estilo, conhecida por seus looks simples, mas sofisticados, estilizados com ótimos acessórios. Ela apresentou o terno Chanel , o vestidinho preto e, claro, o perfume Chanel no. 5. Em 1921, a Chanel tornou-se o primeiro grande estilista a lançar seu próprio perfume, ao mesmo tempo em que redesenhava as embalagens de perfumes “normais”. Colocando o, ainda imensamente famoso, Chanel no. 5 em uma garrafa bonita, simples e elegante.
“O perfume é o acessório invisível, inesquecível e definitivo da moda… que anuncia sua chegada e prolonga sua partida” – Gabrielle “Coco” Chanel
Outro design revolucionário, o terno Chanel. Introduzido em 1925, o terno Chanel era algo que ninguém nunca tinha visto antes, pelo menos não em mulheres. As mulheres na década de 1920 usavam principalmente espartilhos e outras roupas confinantes e desconfortáveis. Enquanto o terno Chanel emprestou elementos do desgaste masculino, e foi feito para trazer conforto às roupas femininas. O terno consistia em uma jaqueta sem gola e uma saia bem ajustada. Em 1926, a Chanel apresentou seu primeiro vestidinho preto, outro modelo à frente do tempo. O preto foi associado ao luto, mas a Chanel mostrou que poderia ser usado como roupa de noite chique.
“O que você veste para dormir?” “Apenas algumas gotas de No5”. – Marilyn Monroe
Tudo correu muito bem para a Casa Chanel, na década de 1930 Coco até desenhou roupas para estrelas de cinema em Hollywood exclusivas solicitadas por Samuel Goldwyn. Por volta de 1935, ela possuía cinco butiques e empregava cerca de 4.000 trabalhadores. Mas a depressão econômica internacional teve um grande impacto negativo na empresa. Tudo ficou ainda pior com o início da Segunda Guerra Mundial em 1939. Chanel foi forçada a fechar suas lojas e demitir todos os funcionários. Após a guerra, Coco Chanel deixou Paris e mudou-se para a Suíça por um tempo, longe do mundo da moda.
Regresso ao mundo da moda
Depois de mais de uma década afastada do mundo da moda, Coco Chanel decidiu reabrir a casa de alta costura em 1954, ela tinha 71 anos na época. Os críticos foram implacáveis em suas críticas, mas eventualmente os designs de Coco conquistaram o mundo novamente. Ela manteve o visual simples e clássico da década de 1920, e desenhou ternos mais clássicos da Chanel, além de calças boca de sino e outras inovações.
Ao lado de roupas da moda, Coco desenhava bolsas há algum tempo. Mas a bolsa que ela criou em 1955 realmente conquistou o mundo. Como a Chanel sempre foi sobre conforto, não é surpresa que Coco quisesse projetar uma bolsa com uma alça mais longa, para que as mulheres pudessem ter as mãos livres para fazer outras coisas. Uma bolsa prática feita para mulheres em movimento; e assim nasceu a bolsa Classic Flap , com o nome 2.55 do ano em que foi projetada. Décadas depois, esta bolsa provavelmente ainda é um dos itens de moda mais emblemáticos do mundo.