Hermès
Hermes é uma casa de moda rica em história e tradição. Propriedade familiar há cinco gerações, o rótulo é um símbolo de classe em todo o mundo. Desde o início em selaria e artigos de couro equestres finos, a Hermes hoje é mais conhecida por suas bolsas, bem como uma variedade de outros itens superiores. Eles certamente percorreram um longo caminho nos últimos dois séculos e hoje nos aprofundamos um pouco mais na história dessa marca icônica.
Linha do tempo de Hermes
1801 – Thierry Hermes nasce em Krefeld, Alemanha, filho de pai imigrante francês, Thierry Hermes, e mãe alemã, Agnese Kuhnen. A cidade de Krefeld é conhecida como ‘Stadt wie Samt und Seide’, ou ‘Cidade de Veludo e Seda’, devido à sua forte história têxtil.
1828 – A família Hermes muda-se para Pont Audemer, ao norte de Paris, onde Thierry Jr. aprende o ofício de fabricação de couro e começa a fabricar arreios.
1831 – Thierry e sua esposa, Petronille Pierrtant, dão as boas-vindas ao primeiro filho e eventual herdeiro do trono de Hermes, Charles-Emile Hermes.
1837 – Thierry Hermes estabelece a casa francesa de Hermes como uma oficina de arreios ao longo do bairro Grands Boulevards de Paris. Sua oficina atende os nobres da Europa. A casa também cria arreios e freios de ferro forjado para o comércio de carruagens.
1855 – Os arreios e rédeas forjados de alta qualidade feitos por Hermes ganham reconhecimento, ganhando vários prêmios, incluindo a Medalha de Primeira Classe da Exposição de Paris.
1867 – Hermes ganha a Medalha de Primeira Classe pela segunda vez nas Expositions Universelles em Paris.
1878 – Thierry Hermes falece.
1880 – O filho de Hermes, Charles-Emile Hermes, assume a direção da oficina de seu pai e muda a loja para um local diferente, na 24 Rue du Faubourg Saint-Honore, onde permanece até hoje. Aqui, ele continua com o artesão seleiro e se concentra no varejo internacional com linhas que atendem à elite da Europa, Rússia, Norte da África, Ásia e Américas.
1900 – Com a ajuda de seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, Charles-Emile projeta a bolsa ‘Haut a Courroies’, destinada a permitir que os cavaleiros carreguem suas selas com eles.
1902 – Charles-Emile se aposenta, deixando o negócio para seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, que o renomeiam Hermes Freres, ou Hermes Brothers.
1914 – Emile-Maurice começa a fornecer selas para o czar da Rússia e até 80 artesãos de selas são contratados pela oficina. Devido a isso, Emile-Maurice ganha direitos exclusivos para o uso do zíper em artigos de couro e roupas, tornando-se a primeira pessoa na França a introduzir o dispositivo.
1918 – Hermes apresenta a primeira jaqueta de golfe de couro com zíper, criada para Edward, Príncipe de Gales. Devido ao seu acordo de direitos exclusivos, o zíper tornou-se conhecido em toda a França como o ‘fermeture Hermes’, ou o ‘fixador Hermes’.
1919 – Um declínio nas vendas de arreios e equipamentos para cavalos leva Adolphe Hermes a deixar a empresa com Emile-Maurice comprando seu irmão.
1922 – As primeiras bolsas de couro são lançadas após a esposa de Emile-Maurice reclamar de não conseguir encontrar uma do seu agrado. A bolsa é uma versão menor da ‘Haut a Courroies’ e foi desenhada pessoalmente por Emile-Maurice.
1924 – A Hermes marca presença nos Estados Unidos e abre duas novas lojas em resorts franceses.
1929 – Hermes apresenta a primeira coleção de roupas de alta costura feminina que inclui roupas de banho e é apresentada em Paris.
1935 – Hermes lança um de seus produtos originais mais reconhecidos, a bolsa Sac a depeches, que mais tarde se tornaria conhecida como bolsa Kelly.
1937 – Hermes apresenta o lenço de seda que instantaneamente se torna um grande sucesso entre celebridades como Jacqueline Kennedy.
1938 – A pulseira Chaine d’ancre e a jaqueta e roupa de montaria se juntam à coleção clássica. Os designers da empresa também começam a se inspirar em livros, pinturas e objetos de arte nessa época.
1950 – É criada a divisão de perfumes da Hermes.
1951 – Falece Emile-Maurice Hermes e Robert Dumas Hermes, marido de Jacqueline Hermes, assume a empresa com o perfumista Jean Rene Guerrand, marido de Aline Hermes, ambos bisnetas de Thierry Hermes.
Início dos anos 1950 – Hermes começa a usar um logotipo de caliche baseado em um desenho do pintor francês Alfred de Dreux. Neste momento a Hermes também começa a usar suas icônicas caixas laranja.
1956 – Uma foto da atriz de Hollywood que virou princesa de Mônaco, Grace Kelly, carregando um Hermes Sac a Depeches para cobrir sua barriga de grávida é publicada na capa da revista Life. De repente, as mulheres estão inundando as lojas Hermes pedindo a ‘Kelly Bag’. Hermes renomeia o Sac a Depaches como Kelly.
1978 – O tataraneto de Thierry Hermes, Jean Louis Dumas, assume a empresa e no mesmo ano Hermes compra o prédio ao lado da Rue Faubourg Saint-Honore, 24, ampliando a capitânia em Paris.
1981 – A icônica bolsa Birkin é lançada, em homenagem à atriz britânica Jane Birkin após um encontro casual no ano anterior.
2003 – Após a aposentadoria de Jean Louis Dumas, Patrick Thomas torna-se o novo chefe da Hermes.
2007 – Com a compra do 28 Rue Faubourg Saint-Honore, a Hermes mais uma vez expande sua flagship store em Paris.
2012 – O membro da sexta geração da família Hermes, Axel Dumas, é nomeado CEO da empresa e permanece no cargo até hoje.
2016 – Estudo realizado pela Baghunter mostra que a icônica bolsa Birkin tem sido um investimento melhor do que ações ou ouro nos últimos 35 anos.
Curiosidades
- Hoje, a Hermes vende um lenço de seda a cada 20 segundos!
- A bolsa Birkin tem a maior lista de espera por um acessório hoje, com cerca de seis anos!
- A Hermes tem 240 lojas em todo o mundo, incluindo Wall Street e a loja principal na Madison Avenue.
- Clientes famosos de Hermes incluem Madonna, Elle MacPherson, Kim Kardashian, Victoria Beckham, Nicole Kidman e Julianne Moore.