Gucci

Gucci

27/07/2022 Por Etiqueta de Luxo 0

Gucci é uma marca de moda italiana fundada em 1921 por Guccio Gucci, tornando-se uma das mais antigas marcas de moda italianas em operação hoje. Como muitas casas de moda históricas, a marca começou como fabricante de malas, produzindo artigos de viagem de luxo para as classes altas ricas da Itália, bem como equipamentos equestres.

Inicialmente, a marca produzia principalmente artigos de couro, bem como malhas premium, artigos de seda, sapatos e bolsas. Durante a segunda guerra mundial, restrições materiais devido ao esforço de guerra forçaram a marca a usar algodão para criar seus produtos. Foi nessa época que a marca apresentou seu distintivo monograma “Double-G”, bem como a agora icônica listra Gucci, composta por duas listras verdes interrompidas por uma única barra vermelha.

A partir da década de 1950, a Gucci experimentou um sucesso incrível como uma marca de escolha entre viajantes ricos, estrelas de Hollywood e outros compradores endinheirados, famosos por seus designs extravagantes e opulentos. Guccio Gucci faleceu em 1953, mas o negócio continuou sob a liderança de seus três filhos, Aldo, Vasco e Rodolfo. Em meados dos anos 60, a marca introduziu acessórios de luxo como óculos, relógios e joias em sua linha de produtos; itens que desde então se tornaram uma pedra angular do rótulo.

Em 1983, Rodolfo Gucci faleceu, e o controle foi passado para seu filho, Maurizio, que lutou para manter os sucessos da Gucci. Durante este período, a marca passou por inúmeros problemas devido a disputas familiares, acusações de sonegação de impostos, assassinatos e vendas para investidores estrangeiros. Em 1990, o designer americano Tom Ford foi contratado como designer de prêt-à-porter, sendo promovido a Diretor Criativo quatro anos depois. A Ford é creditada como sendo fundamental para ajudar a restaurar a reputação da Gucci durante esse período, reduzindo a oferta de produtos da marca, simplificando sua identidade e restaurando a opulência e extravagância que definiram o rótulo anteriormente.

Em 2004, Tom Ford apresentou sua última coleção com a Gucci, sendo substituída por Frida Giannini. Em 2006, Giannini assumiu o controle do design de prêt-à-porter masculino e feminino e atuou nessa função até o final de 2014.

Na época da saída de Giannini, havia uma percepção em desenvolvimento de que a Gucci havia se tornado obsoleta ou irrelevante, com muita conversa sobre quem a substituiria. A marca surpreendeu seu público quando, em 2015, foi anunciado que Alessandro Michele assumiria a direção de criação da marca.

Embora Michele tenha trabalhado para a Gucci em vários cargos por 12 anos, ele ainda era relativamente desconhecido como designer, e não estava claro em que direção ele levaria a marca. No entanto, o estilo único de Michele, misturando a propensão clássica da Gucci para a extravagância e opulência com uma pompa teatral e um tanto kitsch, provou ser um enorme sucesso, atraindo muitos clientes jovens e aspiracionais, bem como numerosos membros da moda. No início de 2017, foi anunciado que a Gucci havia alcançado vendas recordes sob a liderança de Michele, alimentando um aumento de 11% nos lucros da empresa-mãe da marca, Kering, e o alto desempenho da marca continua até hoje.

Qual o significado Gucci na moda?

A Gucci se desenvolveu ao longo dos anos como um símbolo de abundância representando não apenas a casa de moda de luxo, mas também uma forma de gíria. Seu uso vernacular mais comum é descrever algo que está “indo bem”, e pode ser visto em faixas de vários cantores e rappers consagrados como Cardi B e Kanye West, além de artistas virais como Lil Pump.

Além disso, a história da Gucci com ousadia e opulência também significa que ela se tornou uma fonte consistente de inspiração para muitos rappers e artistas de hip-hop – levando ao desenvolvimento dessa gíria.